top of page

Você tem diástase abdominal?? Aprenda a fortalecer seu abdômen corretamente

No post anterior eu  falei da Diástase Abdominal e da importância de realizar qualquer atividade física com orientação. Se você ainda não leu esse texto clique aqui antes de continuar.

Hoje darei 3 dicas de exercícios para você fortalecer seu abdômen sem ser com abdominais tradicionais.

Antes vou explicar a respiração, como contrair o períneo e o abdômen, pois sem eles você não realizará os exercícios de forma adequada.

RESPIRAÇÃO:

Sempre puxe o ar (inspiração) pelo nariz e solte (expiração) pela boca (como se estivesse soprando uma vela). Ao soltar o ar você deve abaixar e fechar as costelas.

Durante o exercício a expiração é sempre na hora de maior esforço!!!

Vamos treinar bastante essa respiração antes de começar os exercícios.

Deite de barriga para cima, com as pernas flexionadas e pés apoiados no chão. Coloque suas mãos nas costelas, deixe as mãos abertas, com as palmas bem apoiadas nas costelas (como se fosse abraça-las). Agora relaxe e respire profundo e lentamente... Sinta sua respiração e perceba a movimentação das costelas.

Consegue perceber que elas levantam e abrem quando você inspira e abaixam e fecham quando você expira??

Esse movimento é normal e natural, o que vamos fazer durante o exercício é potencializar essa expiração... Para isso vamos somar a contração do abdômen e do períneo.

ABDÔMEN:

Continue deitada, na mesma posição anterior. Agora você vai respirar profundo e lentamente!!

Ao soltar o ar contraia o abdômen, pensando em levar seu umbigo para dentro (como se quisesse encosta-lo na coluna). Cuidado para não estufar o peito nessa hora, deve ser apenas o abdômen.

PERÍNEO (Assoalho Pélvico):

O períneo (assoalho pélvico) é um conjunto de músculos localizados na base do quadril. Estes são responsável pela continência urinária e fecal,  função sexual e sustentação dos órgãos internos, como por exemplo, bexiga, útero e reto.

Você sabe contraí-lo? Em breve farei um post só sobre isso... Mas enquanto isso, vou explicar de forma bem simples como contraí-lo.... (para ler o post que fiz sobre o períneo clique aqui)

Sabe quando você quer muito fazer xixi ou soltar um pum, mas não  pode?? Então, essa contração que você faz é a contração do períneo.

Pense que a musculatura da vagina é como um elevador, você tem que fechar a porta e subir!!! Pense na contração da mesma forma, fechar e subir!!!

Se necessário coloque a mão, olhe no espelho... Você tem que ver e sentir a parte entre a vagina e o anus contrair e ir para dentro.

 

Não tenha pressa em iniciar os exercícios!!

Primeiro treine bastante a respiração, a contração do abdômen e períneo... Só esse treino além de te dar uma consciência corporal já é uma forma de estimular e fortalecer essas musculaturas.

Contrair o abdômen e o períneo adequadamente não é fácil. Procure a ajuda de um profissional para te orientar!!

Treine!!! Sinta seu corpo... Depois, quando sentir que está pronta passe para os exercícios.

 

IMPORTANTE:  Antes de realizar qualquer atividade física é NECESSÁRIO A LIBERAÇÃO DO SEU MÉDICO OBSTETRA. E não realize os exercícios SEM A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

 

Agora que você já treinou bastante e entendeu como é essa contração vamos para os exercícios??

Exercício para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto
Exercício para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto

DICAS EXERCÍCIO 1:

  • Se você não sabe o que é o "bico" que estou falando clique aqui.

  • Você pode fazer 10 vezes com cada perna.

  • Mesmo deitada lembre-se de manter uma boa postura, os ombros devem estar alinhados, para trás (como se quisesse encosta-los no chão) e mantenha os ombros afastados das orelhas. Manter a coluna bem alinhada e apoiada.

  • Cuidado para não mexer o quadril e nem abaixar a outra perna durante o movimento.

Exercício para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto
Exercício para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto

DICAS EXERCÍCIO 2:

  • Você pode fazer 12 vezes alternando os lados (6 vezes para cada lado).

  • Mesmo deitada lembre-se de manter uma boa postura, os ombros devem estar alinhados, para trás (como se quisesse encosta-los no chão) e mantenha os ombros afastados das orelhas. Manter a coluna bem alinhada e apoiada.

  • Cuidado para não mexer o quadril e nem abaixar a outra perna durante o movimento.

  • Se você ainda não sabe o que é o "bico" que estou falando clique aqui.

Exercício para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto
Exercícios para fortalecer o abdômen com diástase pós-parto

DICAS EXERCÍCIO 3:

  • *Dorsoflexão é o pé de palhaço (ponta do pé virada para você) já falei sobre isso no post de exercícios para circulação. Se quiser saber mais clique aqui.

  • Esse exercício parece bobo, mas ao levantar a perna você vai precisar contrair o abdômen. Sentar na bola dificulta o exercício. Por ser instável você vai precisar contrair mais o abdômen e os músculos mais profundos para te ajudar a estabilizar.

  • Ao levantar a perna cuidado para não perder a postura. A coluna deve permanecer alinhada, pense que você tem que crescer como se quisesse encostar a cabeça no teto.

  • Se não tiver uma bola utilize uma cadeira.

Gostou das dicas??

E você?? O que está fazendo para fortalecer o abdômen??

IMPORTANTE: Os exercícios são sugestões e não substituem um profissional. Procure a ajuda de um especialista para realizar qualquer atividade física!!!

bottom of page