top of page

Períneo: Você sabe contrair essa musculatura???

O períneo ou músculos do assoalho pélvico (MAP) são músculos na base do quadril, que funcionam como uma "prateleira" e servem de apoio aos órgãos internos como útero, bexiga, uretra e reto.  Além disso essa musculatura é responsável pela continência urinária e fecal. Também tem a função de suporte durante a gestação e o parto, contribui para a sexualidade e estabiliza a pelve/quadril  na posição em pé e durante a marcha.

TODA MULHER deveria aprender a contrair essa musculatura desde cedo e não só quando aparecer algum problema.

Da mesma forma que vamos para a academia treinar e fazer musculação para fortalecer o corpo, também deveríamos treinar para ter uma boa força do MAP.

Na gestação devido a ação de hormônios e pelo próprio peso da barriga os músculos dessa região perdem o tônus. No final do segundo trimestre e durante o terceiro trimestre cerca de 20% a 67% das gestantes sofrem de incontinência urinária (perda de xixi). Isso também pode acontecer após o parto quando a musculatura não foi treinada.

O que é o Períneo? Como fortalecer o períneo?

Mesmo se a mulher nunca engravidou, com a idade, os MAP tendem a perder elasticidade e força.

A diminuição do nível de estrógenos, que se observa durante a lactação, na segunda metade do ciclo menstrual e na velhice, é capaz de exercer um efeito negativo sobre a continência e a sexualidade.

Você já deve ter escutado: "Perder xixi é normal na velhice". Mas isso não deveria ser normal. Se toda mulher tivesse o hábito de treinar essa musculatura desde cedo a chance de ter incontinência urinária, fecal e disfunções sexuais no futuro seria menor.

Mas você deve estar pensando: Juliana, como eu faço para contrair e fortalecer o meu períneo??

Vou explicar de forma simples para você entender, mas perceber a correta contração pode ser complicado e difícil para algumas mulheres. Então não deixe de procurar um fisioterapeuta especializado para te ajudar.

Antes vamos entender como é essa contração.

Existe uma interação entre os músculos abdominais e os MAP, então também é importante fortalecer o abdômen (principalmente o transverso do abdômen, musculatura mais profunda). Já falei sobre isso aqui.

A melhor posição para começar o treinamento é sentada, pois nesta posição você irá perceber a musculatura da pelve e notar uma elevação durante a contração.

Sentada em uma cadeira ou na bola perceba bem as estruturas da pelve/quadril que estão em contato com a cadeira/bola.  Para perceber melhor a contração, coloque 2 dedos do lado dos ossinhos do quadril. Mantenha os pés bem apoiados no chão.

Puxe o ar pelo nariz e ao soltar o ar pela boca contraia o abdômen  levando o umbigo para dentro (como se quisesse encostá-lo na coluna), ao mesmo tempo contraia o períneo. Você deve sentir nas pontas dos dedos que a musculatura ficou "dura" (esse "durinho" é o transverso do abdômen e o períneo contraindo).

Se você NÃO sentir esse "durinho" significa que sua contração ainda não está boa o suficiente. Treine mais!!!

O que é o períneo? Como fortalecer o períneo?

Para contrair o períneo, pense que a vagina é um elevador e você precisa levar uma bolinha para o seu umbigo. Então é necessário fechar a porta e subir levando essa bolinha para o umbigo. Sabe quando você quer muito fazer xixi ou soltar um "pum" e não pode?? Então, essa é a contração que precisa fazer.

Essa contração funciona como um "cinto de segurança" mantendo a continência urinária e dando sustentação aos órgãos internos ao fazer algum esforço como tossir, pular, correr etc.

Cuidado para não contrair outras musculaturas como o interno da coxa, glúteos, a boca, levantar os ombros ou prender a respiração (nada deve mexer, apenas abdômen e períneo).

Se necessário, deite-se na cama e coloque um espelho na frente para visualizar melhor a contração. Você precisa ver e sentir a região entre a vagina e o ânus contrair e ir para dentro.

O que é o períneo? Como contrair o períneo?
O que é o períneo? Como contrair e fortalecer o períneo?

Você também pode sentar em um rolo de toalha mais grossa e firme para sentir melhor a contração.

Costumo falar com minhas clientes para treinar com o marido ou companheiro. Durante a relação sexual tente contrair os MAP e perceba a reação dele.

Se ele não levantar nem uma sobrancelha, não manifestar nada.... Significa que você está fraca e precisa treinar mais!!

É importante saber contrair e relaxar os MAP com contrações fortes e rápidas (importante para tossir, pular, pegar um peso e no trabalho de parto) e também ser capaz de sustentar essa contração (importante para segurar o xixi, as fezes e gases).

Você pode fazer  de 8 a 12 contrações fortes e rápidas, 3 vezes por semana, em dias alternados. Sentada, contraia o mais forte que conseguir e relaxe, contraia e relaxe.

Treine também 3 a 5 contrações sustentadas, 2 vezes por semana, em dias alternados e diferentes dos dias das contrações rápidas. Sentada, contraia a musculatura e segure por 3 a 6 segundos (sem prender a respiração, sem tensionar o corpo). Veja quantos segundos consegue segurar. Com o treino vá aumentando esse tempo.

Treine bastante!!! 

Quando perceber que já tem o controle e a contração já está boa, introduza essas contrações no seu dia a dia.

Você deve estar se perguntando como, não é mesmo??

Assim que você entender, perceber e já tiver o controle dessa musculatura sempre que for fazer algum esforço (levantar peso, pular, correr, tossir,espirrar, fazer força na musculação etc.) não se esqueça de contrair seu assoalho pélvico.

Com a prática você vai perceber que vai ficando fácil e essa contração acaba ficando automática!!

Não deixe de treina-la para não perder a força. Faça disso um hábito!!

As grávidas podem e devem iniciar o fortalecimento assim que possível e manter o treino após o parto!!

É super importante saber relaxar os músculos e não só contraí-los, principalmente durante o trabalho de parto. Ter essa musculatura forte também ajuda na recuperação pós-parto.

Mesmo se você não está grávida também é muito importante começar a treinar seu períneo para não ter problemas no futuro!!

 

Sei que é complexo explicar através desse texto como realmente deve ser a contração e os exercícios, mas espero ter ajudado!!

 

Você ainda tem dúvida??

Deixe sua pergunta nos comentários...

Quer saber mais?? No Blog da querida Marília o Petit Papillon também tem um post super bacana!! Para conferir, clique aqui!!

IMPORTANTE: Esses exercícios são sugestões e NÃO substituem um profissional. Procure a ajuda de um especialista para realizar qualquer atividade física!!!

Referências: ASSIS L.C., BERNARDES J.M., et al.  Efetividade de um manual de exercícios domiciliares na promoção da continência urinária durante a gestação: um ensaio clínico aleatorizado pragmático. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (2015) 37(10),460-466.

 

National Collaborating Centre for Women’s  and Children’s Health,

Commissioned by the National Institute for Health and Care Excellence. Urinary incontinence in  women: the management of urinary incontinence in women. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (2013).

 

STEFANE S.N., SALVESEN K.A., et al. Does regular exercise including pelvic floor

muscle training prevent urinary and anal incontinence during pregnancy? A randomised

controlled trial. International Journal of Obstetrics and Gynaecology (2012) 119, 1270-1280.

 

LEMOS A., SOUZA A.I., et al. Do perineal exercises during pregnancy prevent the development of urinary incontinence? A systematic review. International Journal of Urology (2008) 15, 875–880

 

Clinical Service, St. Olavs Hospital, Trondheim University Hospital / Dept. of Community Medicine and General Practice, Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Norway. Pelvic Floor Muscle Training During Pregnancy and After Delivery. Current Women’s Health Reviews (2007) 3, 55-62.

 

HENSCHER, Ulla. Fisioterapia em Ginecologia. Livraria Editora Santos. 2007.

SALVESEN K.A., MØRKVED S. Primary care: Randomised controlled trial of pelvic floor muscle

training during pregnancy. BMJ (2004) 329, 378-380.

bottom of page