top of page

Você já ouviu falar de Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimento??

Durante o primeiro ano de vida de uma criança ocorrem várias mudanças para toda a família. Esse período é fantástico e desafiador, quando os bebês aprendem a comunicar suas necessidades e os pais aprendem como atendê-las é incrível.

O desenvolvimento (aprender a rolar, engatinhar e andar por exemplo) e o crescimento caminham juntos com o sono do bebê.

Os chamados Saltos de Desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. Isso não é constante, há alguns períodos de desenvolvimento mais acelerado e outros mais lentos.

Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade (rir, engatinhar, sentar, andar) ele fica tão excitado com a nova conquista que quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono.

Nesses períodos eles não dormem muito bem, pois ocorreu uma maturidade neurológica e ao mesmo tempo não houve um tempo hábil para se adaptar as mudanças. O mundo lhes parece estranho e eles tendem a voltar ao que já lhes era conhecido, a mamãe!! Ficando mais carentes, precisando de mais colo e normalmente apresentam alteração no apetite e no sono.

Então se seu bebê dormia e parou de dormir ele pode estar passando por isso. É preciso ter paciência pois a duração de cada salto é variável. Normalmente depois de algumas semanas tudo volta a normalidade.

Salto e Pico de desenvolvimento

Vamos entender um pouco quando e o que acontece em cada Salto de Desenvolvimento:

5 semanas / 1 mês:

Ocorrem mudanças significativas na visão, consegue ver padrões em preto e branco. Os bebês começam a enxergar os pais e os objetos com mais nitidez e foco. Consegue seguir objetos brevemente com os olhos. Passa a ficar acordado por períodos um pouco maiores.

8 semanas / quase 2 meses:

O bebê começa a perceber suas mãos e seus pés e começam a tentar controlar os membros. Começam a desenvolver os movimentos finos. É possível perceber as preferências como cores e objetos. A diferença nos sons, cheiros e sabores fica mais perceptível. Começa a experimentar a sua voz e começa a mostrar um pouco de sua personalidade.

12 semanas / quase 3 meses:

O bebê começa a perceber mais o ambiente, a enxergar distâncias mais longas e se virar ao ouvir uma voz conhecida. Percebe que pode gritar.

19 semanas / 4 meses e meio:

Esse é um dos saltos mais longos, pode durar de 4 a 6 semanas. Essa fase é bastante perceptível pois o bebê começa a fazer várias coisas ao mesmo tempo, como: rolar, virar de barriga para baixo, arrastar, juntar as mãos, girar. O bebê pode ficar muito irritado ou nervoso, acordar várias vezes durante a noite ou ter tudo citado acima. Pode ganhar o primeiro dente. Os sons que emite tornam-se mais nítidos e complexos.  Depois desse salto o bebê pode começar a firmar a cabeça sem a ajuda dos pais.

Por ser o salto mais longo é nessa fase que as mães relatam alteração no sono e confundem com regressão.  Quando termina já está próximo do salto de 26 semanas. Então é um longo período de sono ruim e bebê irritado. É preciso ter paciência.

26 semanas / 6 meses:

Geralmente o bebê começa a sentar sem apoio. Começa a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente e usa isso em suas brincadeiras. Depois desse salto o bebê vai ficar interessado em explorar a casa, armários e gavetas.

30 semanas / 7 meses:

O bebê começa a tentar engatinhar (alguns já engatinham) e a se movimentar mais. Começam a emitir diferentes sons e sílabas. Alguns começam a imitar os movimentos dos pais (gestos de não com a cabeça, bater palmas, dar tchau e oi). Algumas crianças estranham ou se sentem ansiosas com a presença de pessoas diferentes. Começa a perceber que a mãe não faz parte dele, que são dois seres individuais.

37 semanas / 8 meses e meio ou 9 meses:

O bebê começa a entender que as coisas podem ser classificadas, como por exemplo, o que é alimento e o que é para brincar. Começam a expressar mais suas vontades, ficam "temperamentais", choram para ganhar colo, começam a gritar, não querem mais trocar a fralda. Alguns começam a engatinhar, levantar, firmar as pernas etc.

46 semanas / quase 11 meses:

O bebê começa a perceber que existe uma ordem para as coisas e atitudes. Geralmente depois desse salto começam a apontar os objetos demonstrando suas vontades. Podem querer fazer as mesmas coisas que os pais, como: colocar a chave na porta do carro, querer "falar" no telefone. Começam a falar mais palavras. Começam a entender o "não" e instruções simples. Alguns já começam a caminhar.

55 semanas / quase 13 meses:

Geralmente essa fase é muito significativa no desenvolvimento pois começam a andar. Começam a falar mais palavras e a fazer atividades diferentes como desenhar. Começam a entender a funcionalidade dos brinquedos.

64 semanas / quase 15 meses:

O bebê começa a combinar palavras e gestos para expressar seus desejos. Inicia jogos, como apontar partes do corpo quando perguntado e responde algumas instruções como mandar beijo ou dar tchau. Explora tudo que está ao seu redor, empurra e puxa brinquedos enquanto anda, joga bola, usa colher e garfo e imita as pessoas.

75 semanas / 17 meses:

O bebê começa a usar 6 ou mais palavras com frequência. Separa brinquedos por cor, formato e tamanho. Consegue ver livros sozinho e desenhar melhor.

Além dos Saltos de Desenvolvimentos também ocorre os Picos de Crescimento. Estes se referem ao crescimento do bebê em si e não ao seu desenvolvimento.

Nesse período os bebês precisam de mais energia e começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer. Então um bebê que dormia longos períodos a noite pode começar a acordar mais e solicitar mais mamadas. Geralmente dura poucos dias a 1 semana.

Importante respeitar essa demanda aumentada de mamadas e não confundir/ interpretar errado achando que o leite está fraco. Na verdade seu bebê está passando por um pico de crescimento e precisa suprir suas necessidades energéticas.

Para facilitar fiz uma tabela com os Saltos de desenvolvimento e os Picos de Crescimento:

Picos de crescimento
Saltos de desenvolvimento

Então fique atenta, se seu filho dormia e parou de dormir ou teve alguma alteração no comportamento ele pode estar passando por uma dessas fases!! 

Tenha paciência e muito carinho!! Vai passar!!

bottom of page